(Créditos: Linear Labs)
- O PROJETO DÁ INÍCIO A UMA NOVA ERA DE OURO DEFINIDA POR ADRIAN, RESUMINDO O QUE ELE APRENDEU NA CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA ERA DO LINEAR LABS E DE SEU SELO SUCESSOR, JAZZ IS DEAD
Escute aqui.
Em uma experiência extraordinariamente psicodélica e emocionante, Adrian Younge apresenta Linear Labs: São Paulo, uma compilação de novas músicas mostrando o brilho musical de Younge em parcerias com artistas de todo o mundo. Essencialmente, o álbum apresenta uma música inédita de uma série de álbuns futuros que Younge produziu para a Linear Labs, incluindo “Something About April III”, a parte terciária da trilogia obra-prima de Younge e uma nova aventura de blaxploitation da lenda do hip hop Snoop Dogg, intitulada “Don’t Cry For the Devil”.
Também participam deste lançamento a atriz/cantora brasileira Samantha Schmütz, a cantora do Oriente Médio Liraz, o vocalista de jazz radicado em Londres ALA.NI, o cantor de soul afro-futurista Bilal e Lætitia Sadier do Stereolab em uma faixa bônus.
“Nos últimos 30 anos, estudei discos raros na tentativa de me tornar o produtor mais singular do mundo. Um mundo onde crio música sem data de validade… um vórtice onde os compositores de ontem e de hoje se encontram sonoramente para discutir a forma como o hip hop chega aos ouvidos modernos… essencialmente, a minha música é para os cabeças. Isso é São Paulo!” – Adrian Younge
É uma nova era para a gravadora de Adrian Younge, Linear Labs. Desde o início de 2020, Younge esteve à frente da produção de 30 álbuns para sua gravadora e produtora Jazz Is Dead ao lado de seu parceiro Ali Shaheed Muhammad. Esses álbuns incluem colaborações com artistas icônicos como Roy Ayers, Ebo Taylor, Marcos Valle, Gary Bartz, Doug & Jean Carn, Dom Salvador, Carlos Dafé e inúmeros outros, ajudando a remodelar e reorientar suas carreiras. Nos últimos 12 meses, Younge concentrou suas energias em sua própria música e o resultado foi o que ele descreve como “o auge de sua carreira”. Nessas gravações inéditas, ele aplica tudo o que aprendeu em sua trajetória e alcança novos patamares para serem ouvidos no Linear Labs: São Paulo.
O primeiro single lançado foi “Esperando por Você”, uma versão sombria e psicodélica do mundo de Something About April III, a terceira parte das obras lendárias e mais sampleadas de Younge. Os fãs de Younge reconhecerão imediatamente seu som exclusivo, Something About April, mas com uma diferença: o álbum inteiro é em português.
“Rules of the Game” traz o primeiro vislumbre da aventura de blaxploitation de Snoop Dogg e Adrian Younge, Don’t Cry for the Devil. O álbum apresenta a personificação de Snoop Dogg do cafetão fictício dos anos 70, Silky Slim, fazendo rap sobre a vida no jogo. A produção de Younge ecoa o tom do álbum de estreia de Snoop, Doggystyle, como se tivesse sido produzido por Isaac Hayes, Curtis Mayfield e Johnny Pate por volta de 1976.
“Fire in the Disco” é uma faixa de destaque do projeto Afrobeat dançante de Younge, Afrodisco Makossa. O álbum de seis faixas é a continuação das colaborações de Younge com os pioneiros do Afrobeat Tony Allen e Ebo Taylor, lançado pelo selo Jazz Is Dead. Apresentando um conjunto de vocalistas ganenses e negros americanos, esta canção incorpora a rica herança da música africana com uma mistura vibrante de faixas inspiradas no Afrobeat.
“Farrar Konam”, uma música criada com a cantora do Oriente Médio Liraz, é uma incursão de Younge no mundo funk do Oriente Médio. Conhecida pelo seu ativismo autoral através da música, Liraz defende a liberdade das mulheres em todo o mundo. Cantada na língua nativa de sua família, intitulada Farsi, sua mensagem poderosa ressoa universalmente. Seu próximo álbum com Younge se chama Azadi, que significa “Liberdade”.
“Nossa Cor” é um clássico samba de amor composto por Younge e pela atriz/cantora brasileira Samantha Schumütz. Essa música é uma prévia de seu majestoso álbum, Samantha e Adrian. A parceria entre Schmutz e Younge é fortemente inspirada na revolucionária música brasileira criada durante a era da MPB e da tropicália dos anos 60 e 70. Embora muitos conheçam Schmütz como atriz e comediante, poucos estão cientes de seu talento como cantora.
A música “Human Absence” vem de YOUNGE, o álbum instrumental de mesmo nome, o primeiro do gênero. Criado com uma orquestra ao vivo de 30 integrantes, as guitarras fuzz, os arranjos cinematográficos e a percussão descolada mostram a maestria de Younge como produtor de uma época passada.
Em Proud, Adrian Younge apresenta a cantora de jazz parisiense ALA.NI. Com a sua mistura única de harmonias vocais e emoção incomparável, ALA.NI estabelece-se como uma das vozes negras mais distintas e encantadoras que emanam de Paris.
Em 2015, Bilal e Adrian Younge lançaram In Another Life, um álbum criado por Younge para destacar o alcance vocal impressionante e o estilo distinto do cantor de soul, com participações especiais de Kendrick Lamar, Big K.R.I.T. e muito mais. In Another Life: Redux é um relançamento do aclamado álbum, remasterizado com três músicas inéditas como sempre foi pretendido por Younge que fosse lançado.
SOBRE ADRIAN YOUNGE
Adrian Younge é um compositor, multi-instrumentista e produtor vencedor do Emmy de Los Angeles, CA. Reconhecido por seu som analógico, Younge foi sampleado por artistas como Jay-Z, Kendrick Lamar, Common, DJ Premier e inúmeros outros. Ele também produziu ícones como Roy Ayers, Cee Lo, Rakim, Tony Allen, Ebo Taylor, Marcos Valle, Céu, Dom Salvador, Azymuth, Wu Tang Clan e muitos mais. Ele também é conhecido por seu trabalho como compositor de cinema e televisão (Luke Cage da Marvel, Black Dynamite, etc.). Younge é o proprietário e idealizador da gravadora Linear Labs; ele também é co-proprietário da gravadora e empresa de eventos Jazz Is Dead.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes: