Vírus Carinhoso enaltece beleza da cultura baiana em Paris

Vírus Carinhoso por Caio Lirio

O artista captou a tradicionalidade da cultura local por meio de um ensaio de fotos que agora circula pela livraria Librairie 7L, em Paris, na França

Atravessado por todos os contornos que formam a cultura baiana, Vírus Carinhoso é um artista multidisciplinar do subúrbio ferroviário de Salvador. Ele carrega em si a pluralidade de uma arte que reflete tudo o que o forma, e ao falar sobre o artista e de onde ele vem é falar sobre resistência. Não à toa ele encontrou n’As Caretas de Acupe uma nova forma de enaltecer a cultura tradicional local Brasil afora, a partir de um convite do diretor de movimento Yagamoto. A manifestação cultural, também conhecida como “Máscaras de Acupe”, foi criada para desafiar a opressão dos europeus na década de 1850 – e se tornou fonte de inspiração para um ensaio fotográfico. As fotos foram registradas por Imruh Asha e agora circulam do outro lado do oceano. PAPERMONSTERSé o nome do ensaio que pode ser conferido na livraria Librairie 7L, em Paris, na França, a partir deste mês. 

Com Direção de Arte por Edwin Sberro da Exhibition Magazine, em colaboração com Alexis Zacchi, feitas em papel machê, e decoradas com cores vibrantes e formas expressivas, As Caretas de Acupe também se tornaram importantes para o artesanato da região – sendo cada máscara única e podendo apresentar diferentes elementos simbólicos, desde animais, deuses e demônios a figuras da cultura afro-brasileira. “Receber esse convite foi muito especial para mim. Acompanho o trabalho do Yagamoto desde 2018, e ele sempre me inspirou. Conhecê-lo aqui em Salvador e ainda ter a oportunidade de trabalhar com ele foi uma sensação incrível!”, lembra Vírus Carinhoso. As imagens foram fotografadas no Pelourinho, no final do último ano.

FICHA TÉCNICA 

Imagens por Imruh Asha @imruh

Direção de Arte por @edsberro @alexis.zacchi

Direção de movimento por @yagamoto

Produção por @kenneth.okorley

Modelo @viruscarinhoso

Assistente @biahsc

Agradecimento especial para Liliane Hellington