Mulambö lança nova exposição “Saquarema”, na Portas Vilaseca Galeria

O artista Mulambö inaugura no dia 24 de setembro sua nova individual “Saquarema”, na Portas Vilaseca Galeria. A exposição terá abertura a partir das 17h, na sede da galeria em Botafogo, no Rio de Janeiro. Com texto crítico de Tiago Sant’ana, a mostra reúne cerca de 40 obras que surgem da profunda conexão entre Mulambö, sua família e a cidade de Saquarema, em especial a Praia da Vila, onde o artista vive e trabalha. 

Explorando temas como memória tradição e coletividade, sempre em diálogo com o mar, a fé e o ambiente presentes nesses trabalhos e histórias, “Saquarema” afirma Mulambö como um artista enraizado em um território ao mesmo tempo físico e simbólico – fundamental e estruturante para a trajetória do artista e de sua família.

Cinco anos após sua primeira individual, Mulambö se apresenta de maneira mais crua, pessoal e aberta, mas também com leveza e honestidade. Neste sentido, a exposição transmite a sensação de um mergulho profundo nas águas verde-atlânticas do mar da Praia da Vila.

Ocupando dois andares da galeria, “Saquarema” apresenta, em seu segmento inicial, pinturas, fotografias, esculturas e objetos que evocam o visual, as pessoas e as situações associadas ao cotidiano do artista. No mesmo espaço, um grande mural reúne símbolos e referências que remetem aos afetos e encontros coletivos vinculados ao tecido social da Praia da Vila.

A escada que conecta os dois setores da exposição funciona como um entreato, com obras que revelam a síntese de toda a poética do artista. 

Por fim, no terceiro andar, a expografia adota uma abordagem instalativa, aludindo às tradições caiçaras, como a produção artesanal de redes e a transmissão oral de saberes. No centro do espaço, uma imponente canoa centenária materializa essa memória coletiva, reforçando a conexão com as práticas ancestrais da comunidade.

No texto crítico que assina para a mostra, o artista visual e curador baiano Tiago Sant’ana comenta: “’Mulambö em ‘Saquarema’ abre um novo capítulo dentro da sua poética, em que dá atenção de maneira especial ao cotidiano, às cenas miúdas e às pessoas que o ensinam a usar a correnteza ao seu favor”. 

Sobre o artista

Nasceu João em 1995 e cresceu Mulambö na Praia da Vila, em Saquarema, Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Em suas obras, utiliza símbolos e materiais do dia a dia na busca por uma refundação das narrativas que cercam as manifestações do povo. O futebol, o carnaval, a sua família e as histórias que construíram o chão onde vive emergem em seus trabalhos, através de pinturas, objetos, bandeiras e instalações, reforçando a ideia de que faz arte para afirmar que “não tem museu no mundo como a casa da nossa vó”.

Apresentou seus trabalhos em duas exposições individuais com grande repercussão em 2019: “Tudo Nosso”, no MAR – Museu de Arte do Rio; e “Prato de Pedreiro”, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (RJ). Em 2021, apresentou sua primeira individual na Portas Vilaseca Galeria, “Mulambö todo de ouro”. No mesmo ano, foi selecionado para expor pela primeira vez fora do Brasil, no espaço Das Schaufenster, em Seattle (EUA), onde apresentou a individual “Out of many, muchos más”; e também na exposição coletiva “SWEAT”, na Haus der Kunst, em Munique (Alemanha), com curadoria de Anna Schneider e Raphael Fonseca.

Em 2022, foi comissionado para desenvolver a série de pinturas “O couro come” para o Instituto Inhotim, em Minas Gerais; e também a instalação “O penhor dessa igualdade”, para o Programa de Exposições do CCSP – Centro Cultural São Paulo. Mais recentemente, participou do programa de residências Homesession, em Barcelona, Espanha, onde apresentou a sua última exposição individual, “Punta de Lanza”. Seus trabalhos fazem parte de importantes coleções institucionais brasileiras, como o Museu de Arte do Rio – MAR (Rio de Janeiro, RJ); a Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, SP); o Museu do Ingá (Niterói, RJ) e o Instituto Inhotim (Brumadinho, MG).

Serviço

“Saquarema” – Mulambö

Texto: Tiago Sant’ana

Abertura: 24.09.2024, 17h00 | A exposição segue em cartaz até 01.11.2024.

Local: Portas Vilaseca Galeria – Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo – Rio de

Janeiro, RJ.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira (11h00 às 19h00); sábados (11h00 às

17h00). Entrada gratuita.