A neuropsicopedagogia tem ocupado espaços cada vez mais significativos no Brasil. Com o objetivo de compreender as funções cerebrais para o processo de aprendizagem, e tendo suas atuações focadas na reabilitação e na prevenção dos eventuais problemas detectados em pessoas das mais diversas idades, essa ciência transdisciplinar tem participado do processo de evolução de crianças, adultos e idosos que apresentam defasagens ou outras questões cognitivas.
Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Thaís Moreira, neuropsicopedagoga e educadora parental, que vem se destacando na área por sua abordagem no desenvolvimento infantil. Com uma formação rica e diversificada, que inclui especialização em educação positiva, terapia, e instrução de yoga materno-infantil, Thaís alia recursos inovadores para promover o bem-estar das crianças e de suas relações.
Educar os filhos de forma positiva, sem violência, sabendo impor limites com firmeza e carinho, é com certeza um dos maiores desafios das famílias do século XXI. Em tempos em que os pais são tão ausentes – geralmente pela carga excessiva de trabalho – e terceirizam a criação de seus filhos, as crianças estão se tornando adultos fracos emocionalmente, carentes de atenção e direção.
Nesse contexto, o papel do educador parental se torna fundamental para auxiliar as famílias a encontrarem o equilíbrio entre a educação e um ambiente familiar saudável. “A educadora parental é a profissional que educa cuidadores principais, como pais, mães, avós, madrinhas, padrinhos, enfim a família em geral. Com um novo olhar através de conexão e consciência, traz à família uma educação respeitosa, responsiva, acolhedora, com firmeza e gentileza, sempre com respeito à bioindividualidade da família”, explica Thaís.
A paixão de Thaís pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento emocional a levou a idealizar a Mini Zen, uma escola de autoconhecimento que oferece oficinas e projetos voltados para pais, educadores e crianças. Este espaço se dedica a mergulharem em sua própria história, cuidando e ressignificando gatilhos e traumas, trazendo práticas eficazes para melhorar a qualidade de vida e as relações interpessoais no ambiente familiar e escolar.
Como mãe de Bento, de 4 anos, Thaís não apenas ensina, mas também aprende diariamente com a experiência de ser mãe. Ela descreve Bento como “o maior professor da minha vida”, destacando como a maternidade aprofundou seu entendimento sobre as necessidades emocionais e psicológicas das crianças.
A trajetória de Thaís Moreira é um exemplo claro de como a educação, quando aliada ao autoconhecimento e à prática do mindfulness, pode transformar vidas. Em tempos de mudanças sociais e desafios globais, profissionais como ela são fundamentais para criar uma geração mais consciente, resiliente e emocionalmente saudável.
Saiba mais sobre a especialista entrevistada no link abaixo!
Perfil Thais
https://www.instagram.com/thaismoreira.st?igsh=MWV3NjczZjJ4Nmt5bQ%3D%3D&utm_source=qr
Perfil Minizen
https://www.instagram.com/minizen.juizdefora?igsh=MXkwanBkNWNrOG4zMg%3D%3D&utm_source=qr