Novo álbum Unclouded sai nesta sexta-feira
Foto: Diane Sagnier
Ouça aqui.
Antecipando o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, Unclouded, nesta sexta-feira, Melody’s Echo Chamber divulga a nova faixa “The House That Doesn’t Exist”.
Com cordas amplas e ascendentes, “The House That Doesn’t Exist” tem uma elegância diáfana, subindo vertiginosamente e concluindo de forma suave em um registro mais baixo. A relação de trabalho simbiótica entre Melody e o produtor Sven Wunder fica evidente aqui, com os versos eletrizantes de Melody sendo respondidos a cada momento pelo conjunto instrumental complementar.
“‘The House That Doesn’t Exist’ transforma a perspectiva impossível de uma vida humana alegre no mundo de hoje em realidade, evocando um novo senso de fé”, diz Melody.
A faixa chega hoje acompanhada de um videoclipe belamente assombrado, dirigido pela colaboradora de longa data Diane Sagnier.
Assista ao clipe de “The House That Doesn’t Exist” aqui.
Ouça “The House That Doesn’t Exist” aqui.
Unclouded traz os singles já lançados “In The Stars”, elogiado pela Clash por seu “ambiente psicodélico flutuante”; “Eyes Closed”, incluído na lista da Under The Radar de “Melhores Músicas da Semana”; e a faixa colaborativa com El Michels Affair, “Daisy”, que a Stereogum descreveu como “brilhante, delicada e arejada… movendo-se com leveza”.
“A música que eu crio normalmente habita essa zona liminar entre realismo e fábulas”, diz Melody. “Mas quanto mais experiência eu ganho vivendo, mais profundamente eu amo a vida e menos preciso escapar. Se meu coração ainda pertence à blue hour, também sinto que recolhi todos os pedaços de mim que estavam espalhados e os colei com ouro, como no kintsugi japonês.” (Kintsugi é uma técnica japonesa que usa laca dourada ou prateada para reparar cerâmicas quebradas.)
O elenco de Unclouded é impressionante: o maestro sueco Sven Wunder (Danny Brown), que coproduziu o álbum e contribuiu para a composição, trazendo sua paleta sonora única para essa tapeçaria rica em texturas; Josefin Runsteen nas cordas, adicionando um toque vanguardista; Daniel Ögen, do Dina Ögon, na guitarra, e Love Orsan no baixo — descritos por Melody como “mestres do groove aveludado”; o baterista britânico Malcolm Catto, colaborador de Madlib e DJ Shadow e força motriz por trás do The Heliocentrics; e o colaborador frequente Reine Fiske (do Dungen), responsável por partes de guitarra deslumbrantes, reminiscentes de Johnny Marr, espalhadas pelo disco.
Por fim, Leon Michels — colaborador de Wu-Tang, The Carters, Norah Jones e Clairo — trabalhou com Melody na faixa de encerramento do álbum e single recentemente lançado, “Daisy”, uma canção pop cintilante surgida do éter. O engenheiro de mixagem vencedor do Grammy, Jens Jungkurth, do El Michels Affair, foi chamado para dar vida ao álbum.
Unclouded transborda a energia positiva que impulsionou Prochet pelo mundo durante a elogiada turnê “de retorno” do Melody’s Echo Chamber em 2022. Ao voltar para os Alpes da Alta Provença, ela começou a compor intensamente. O que a inspirou? “Meu amor mais profundo pela experiência de estar viva”, ela diz. “Ainda tenho altos e baixos, mas sou mais rápida para voltar a sentimentos mais harmoniosos.”
Unclouded é um álbum que celebra o momento presente, seja qual for o estado em que nos encontramos.
Melody’s Echo Chamber Online: