Onda lança ‘BaaS’ do mercado imobiliário e cria score para agilizar garantias de aluguel

A Onda, uma das maiores empresas de garantia locatícia do país, anunciou um novo modelo de atuação que vai revolucionar o mercado imobiliário: o Warranty as a Service (WaaS — “garantia como serviço”), uma espécie de BaaS (Banking as a Service) do mercado imobiliário. Inédito no mercado, a proposta integra imobiliárias e corretores em uma mesma plataforma e busca reduzir etapas nas operações de aluguel.

O WaaS, criado pela Onda, centraliza transações, contratos e sinistros e os transforma em um ‘score imobiliário. A pontuação considera assiduidade de contratos, desempenho na resolução de sinistros, liquidez da imobiliária, entre outros fatores. Com base nesse índice, parceiros recorrentes passam a ter condições diferenciadas.

O modelo prevê, por exemplo, cashback de até 15% para a imobiliária, pago em até 24 horas após a quitação do contrato pelo locatário. Os corretores ou funcionários da imobiliária que enviarem contratos também são elegíveis, com 5% de cashback, no mesmo prazo.

O fluxo operacional foi simplificado: a imobiliária envia a análise; com a aprovação, a Onda aciona o locatário e conduz a negociação. Após o pagamento, a empresa comunica a liberação do imóvel para locação e efetiva o cashback em até 24 horas.
Além disso, as taxas de garantia tornam-se variáveis por contrato. No envio da análise, a imobiliária ou o corretor escolhe a alíquota dentro de um intervalo pré-definido, de 8,5% a 18%, distribuído em dois planos de cobertura. A definição pode ser ajustada em tempo real, no momento de envio da análise, conforme estratégia comercial da imobiliária.

“Estamos mudando a lógica das garantias e da locação e as imobiliárias interessadas passarão por seleção com critérios claros. O WaaS da Onda e os produtos premium são destinados a quem quer transformar o mercado brasileiro e virar a página do setor”, diz Douglas Vecchio, CEO da Onda.

Vecchio vem observando há muito tempo o movimento do setor e verifiour que o modelo de negócio e relação entre garantias e imobiliárias, como são hoje, tem prazo determinado para se deteriorar. “Algumas variáveis, como cenários políticos, taxas de juros, desemprego e sazonalidade regional, além da avaliação de abertura de sinistros. Isso se traduz em empresas gigantes do setor, além de inúmeras empresas menores, deixarem suas operações, pq no cenário atual, a conta não fecha. O WaaS da Onda vem para suprir esta demanda, uma colaboração entre a Onda e imobiliárias onde todos são beneficiários”, comenta o executivo.

Avaliação de sinistros por IA

Outra inovação apresentada pela Onda é que a análise de sinistros passará a ser instantânea. Um sistema de inteligência artificial desenvolvido internamente avalia a abertura dos sinistros, o que elimina a espera de dias para a primeira decisão e dá transparência ao processo. E se tratando dos planos de cobertura, os mesmos preveem valores fixos entre três e quatro vezes o aluguel. A aplicação do montante fica a critério da imobiliária, sem restrição de destino.

SOBRE A ONDA

Fundada em xxxx por Douglas Vecchio, CEO da companhia, para atuar no ramo de garantia locatícias, a Onda é a primeira empresa brasileira a adotar o WaaS (Garantia como Serviço). Com atuação em todo o território nacional, a Onda agora inaugura uma nova era para as imobiliárias, com mais tecnologia, eficiência e segurança, permitindo mais lucro para as imobiliárias e uma revolução no mercado imobiliário.

https://ondasegura.com.br/