Saiba como poupar dinheiro com sua roupa por Vivien Munaro

SAIBA COMO POUPAR DINHEIRO COM A SUA ROUPA

Poupar dinheiro com a sua roupa está na ordem do dia. É vital a produção de roupa tornar-se mais sustentável, ou seja os chamados tecidos verdes.

Os tecidos “mais verdes” integram fibras renováveis, que são fáceis de produzir, e onde se inclui o linho, o bamboo, a lã de alpaca e a seda.

Este tipo de tecidos, utilizam pouca água e consomem energia renovável, mas o maior problema está em consumirmos demais. Para umas um vício, para outras apenas uma necessidade, a verdade é que ninguém vive sem roupa e acessórios.

Especialmente em alturas do ano como esta, em que a mudança de estação está aí, e estamos aos poucos a sair do confinamento devido ao covid19 é difícil resistir a não fazer compras por impulso. Mas nestes tempos de mudança é importante que hajam outras prioridades e uma delas a meu ver é reequilibrar o orçamento pessoal.

SAIBA COMO POUPAR DINHEIRO COM A SUA ROUPA

E COMO POUPAR DINHEIRO COM ROUPA?…

ARMÁRIO CÁPSULA

Pode optar por ter um armário-cápsula, com peças essenciais consoante o seu estilo de vida e o seu estilo pessoal. As peças devem ser intemporais, de boa qualidade e todas coordenáveis entre si. Sempre que compra uma peça de roupa, tem de se desfazer de outra. Além das vantagens ambientais, liberta tempo e energia que pode usar noutras coisas. Caso precise de ajuda pode contratar o nosso serviço Conheça o nosso conceito armário-cápsula.

EVITAR COMPRAR

É do senso comum que a forma mais fácil e rápida de poupar dinheiro em roupa é evitar comprá-la. Conheça o seu guarda-roupa, saiba exatamente todas as peças que tem e assim vai perceber que afinal não lhe faz falta mais um par de calças. E se tiver mesmo que comprar alguma coisa, não o faça por impulso. Procure a peça em lojas diferentes e compare preços para garantir que gasta o menos possível – aproveite a época de saldos ou compre em segunda mão!

CUIDAR DA ROUPA

Cuide da sua roupa e garanto-lhe que ela vai durar muito mais tempo. Veja por exemplo como cuidar das malhas de melho qualidade, já que chegou a altura de as arrumar. Tenha atenção aos símbolos nas etiquetas e siga sempre as instruções de lavagem e secagem. Aprenda como tirar nódoas difíceis, para que consiga removê-las rapidamente e sem ter de gastar dinheiro numa lavandaria, caso queira recuperar a peça.

TROCAR, MANDAR ARRANJAR, PEDIR EMPRESTADO

Selecione algumas peças em bom estado que já não usa ou que lhe deixaram de servir e troque por outras peças com amigas.

Antes de se desfazer de qualquer peça de roupa analise-a sempre bem. Veja se há calças que se possam transformar em calções ou outras peças que só precisem de alguns arranjos de costura para voltarem a ser usadas, ou seja recicle, reutilize. E se tiver um casamento ou um evento formal, antes de gastar dinheiro num conjunto que, provavelmente, só será usado uma vez, feche a carteira e peça emprestado!

CONFECIONAR A ROUPA

Quer tenha jeito para a costura ou não, aprender a confecionar a sua própria roupa é uma boa opção por várias razões: fica mais barato que comprar peças novas, pode criar modelos super originais que não encontra nas lojas, fazer peças à sua medida consoante o seu estilo pessoal e valorizando o seu tipo físico e quem sabe se de um hobby não passará ser uma outra forma de ganhar mais algum dinheiro.

VENDER ONLINE

Com a mudança de estação aproveite para organizar o seu guarda-roupa e colocar de parte as peças que já não usa. Faça uma seleção das que estão em bom estado e, em vez de se desfazer delas, pode vendê-las na internet – as redes sociais são uma boa aposta. Liberta algum espaço no armário e ainda ganha dinheiro!