Advogado e professor goiano palestra no Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, no Rio

Carlos André Pereira Nunes, professor, advogado especialista em redação jurídica e normativa, dividiu painel com Heloisa Fischer, fundadora do projeto Comunica Simples, para discutirem caminhos para tornar conteúdos técnicos mais compreensíveis ao cidadão comum

O advogado, linguista e referência nacional em pareceres linguísticos na área jurídica e em redação normativa e oficial, Carlos André Pereira Nunes, foi um dos palestrantes do painel “Acessibilidade Digital – Adaptação de temas técnicos ou jurídicos para a criação de conteúdo em linguagem simples”, durante a terceira edição do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC). O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, no Rio de Janeiro, reunindo comunicadores, membros, servidores e especialistas de todo o país.

Carlos André Pereira Nunes esteve ao lado de Heloisa Fischer, fundadora do projeto Comunica Simples, com mediação de Márcio Pacheco, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O painel teve como foco a comunicação institucional adaptada à linguagem simples, especialmente em contextos jurídicos e técnicos.

“Queremos mostrar como a clareza textual fortalece a transparência institucional, um dos princípios fundamentais do controle externo exercido pelos Tribunais de Contas. A linguagem simples não é sinônimo de linguagem pobre. É uma linguagem clara, objetiva e que respeita o leitor”, destacou Carlos André Pereira Nunes, que atua há mais de duas décadas na formação de profissionais do Direito e já formou mais de 5 mil alunos em todo o Brasil em seus cursos.

O CNCTC é promovido pela Atricon, pelo TCE-RJ, pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Nesta edição, o evento tem como tema principal “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”.

CARLOS ANDRÉ ADVOCACIA E CONSULTORIA ESPECIALIZADA – COMUNICAÇÃO JURÍDICA E PARECERES

Advogado, linguista e referência nacional em pareceres linguísticos na área jurídica e em redação normativa e oficial, Carlos André Pereira Nunes atua há mais de duas décadas na formação de profissionais do Direito. Seus cursos de comunicação jurídica já formaram mais de 5 mil alunos em todo o Brasil.

É também professor de Linguagem Jurídica em Escolas Superiores da Magistratura e da Advocacia, além de diretor do Instituto Carlos André. Atualmente, preside a Comissão Nacional de Direito, Linguagem e Literatura da OAB Nacional, onde lidera projetos voltados à modernização da linguagem jurídica no Brasil. É o responsável técnico pelo Manual de Redação do Tribunal de Contas do Município do Estado de Goiás e pelo Manual de Redação Jurídica da OAB-GO.

(Foto: divulgação)