Foto: Lawrence Fafard
Escute aqui.
O cantor, compositor, pianista e compositor de trilhas sonoras Patrick Watson anunciou que lançará seu novo álbum Uh Oh no dia 26 de setembro (pela Secret City Records), junto com o novo single e vídeo “Peter and the Wolf”.
“Peter and the Wolf” é uma música ameaçadora e onírica inspirada pelos fantasmas de Nova Orleans e pela escuridão absoluta de uma floresta à noite. O novo vídeo pulsante, dirigido por Patrick Watson e SAM WOY, foi filmado no interior do Quebec.
“Isso é algo que eu nunca poderia ter escrito quando era mais jovem. Quando originalmente escrevi essa faixa, estava com minha parceira Heather na floresta e ela falava sobre reescrever ‘Peter and the Wolf’. Quando você está na floresta à noite e está nublado e a escuridão atinge a linha das árvores, simplesmente fica completamente preto. Então escrevi a música pensando nisso — não exatamente num lobo, mas naquela escuridão total.”
As 11 novas canções do álbum mostram Watson refletindo sobre a ideia de que a vida é uma série de “uh ohs”: aquela pequena expressão dita em resposta a tudo, desde acidentes de infância até nossas maiores ansiedades. Para Watson, ela surgiu ao enfrentar o maior “uh oh” que um cantor poderia experimentar: ele perdeu a voz. Sem saber se ou quando poderia cantar novamente, o novo álbum tomou outra forma — uma coleção de colaborações com amigos e desconhecidos; artistas que ele queria ouvir cantar. Uh Oh representa uma visão que Watson perseguiu por toda a sua vida, a culminação de 20 anos de exploração musical e experiências vividas que o capacitaram a traduzir os filmes em sua mente para os sons e palavras que agora chegam aos seus ouvidos.
A maioria das músicas de Uh Oh reúne Watson e sua banda — os parceiros de longa data, o colaborador e multi-instrumentista Mishka Stein, Olivier Fairfield e a covocalista Ariel Engle (também conhecida como La Force) — com um cantor convidado. As participações vão desde vozes icônicas que ele idolatra há anos (Martha Wainwright), até artistas que descobriu rolando pelo Instagram (Solann); de um favorito local de Quebec (Klô Pelgag) até fenômenos internacionais (MARO, Hohnen Ford, November Ultra); de uma estrela pop vencedora do JUNO (Charlotte Cardin), a uma ganhadora do Prêmio Félix (Anachnid), até uma amiga que ele conheceu quando ela trabalhava no balcão de uma cafeteria local (Charlotte Oleena). “Cada cantor tem esses diferentes poderes mágicos neste disco, e cada música meio que representa isso,” diz Watson.
Watson — vencedor do Polaris Music Prize, cuja música “Je te laisserai des mots” recentemente se tornou a primeira canção em francês a ultrapassar 1 bilhão de streams no Spotify — reflete sobre a situação de fazer música após perder a voz dizendo: “Obviamente, gosto de cantar para as pessoas, mas estava realmente curtindo meu modular [sintetizador] e mergulhando na música instrumental” — uma inclinação natural para Watson, que já compôs mais de 15 trilhas sonoras.
“Mas então pensei: ‘Seria legal escrever canções para todos esses cantores que realmente quero ouvir cantar — vou encontrar minha saída dessa situação assim.’ Porque minha voz não deveria voltar. E quando voltou, pensei que ter todos esses outros cantores ainda seria uma ideia mais legal para um disco do que eu cantando sozinho.”
Ao ouvir como as canções de Uh Oh fluem perfeitamente umas nas outras, talvez nunca se imagine que foram gravadas em múltiplos locais — Montreal, Nova Orleans, Los Angeles, Cidade do México, Paris — com uma abordagem minimalista, usando apenas dois microfones, na maioria das vezes em uma ou duas tomadas. E talvez não se imagine que Watson passou dois meses estudando “Up” da Cardi B para acertar a mixagem.
Tracklist:
Silencio – Patrick Watson & November Ultra
Peter and the Wolf – Patrick Watson
The Wandering – Patrick Watson & MARO
Choir in the Wires – Patrick Watson
Uh Oh – Patrick Watson & Charlotte Oleena
The Lonely Lights – Patrick Watson & La Force
Ami imaginaire – Patrick Watson & Klô Pelgag
Postcards – Patrick Watson & Hohnen Ford
House on Fire – Patrick Watson & Martha Wainwright
Gordon in the Willows – Patrick Watson & Charlotte Cardin
Ça va – Patrick Watson & Solann
Patrick Watson Online
Website | Facebook | Twitter | Instagram | TikTok | YouTube
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes: