A iniciativa acontece entre os dias 28 de maio e 02 de junho, celebrando o encerramento da 12ª edição do Festival, que tem data marcada para dia 24 de maio, no Parque das Mangabeiras
Um dos principais encontros da diversidade cultural brasileira, o Festival Sarará amplifica sua 12ª edição com o Circuito Cultural Sarará. Viabilizado com o patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a programação paralela gratuita ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte entre os dias 28 de maio e 02 de junho, propondo uma imersão nos pilares que sustentam o Festival: identidade, diversidade e celebração. A programação reúne a mostra de artes visuais SARARARTE, projeção mapeada de VJs, performances musicais e exibições de cinema, consolidando o compromisso do Sarará com o fomento à cultura em múltiplas linguagens e acessos, sob a temática “Protagonismo Feminino”.
Com curadoria assinada por Gabriela Souza, a Mostra reúne as artistas visuais Kakaw, Deusarita, Riot, Cecília Castanha, Fênix e Mari Flô. Já a Projeção Mapeada tem o line-up assinado por VJ Bah, e recebe Carol Santana (RJ). Com Carol de Amar no comando, a programação musical do Circuito apresenta os shows de Nath Rodrigues, Joyce Alane, Paige e Bruna Black, além dos DJ Sets de Akila, Naroca, Bebela Dias, Black Josie, Pat Manoese e DJ Kingdom. Completando a agenda do evento, o Cine Sarará exibe os curta-metragens “Fartura” (Yasmin Thayná), “Mãtãnãg, a Encantada” (Shawara Maxakali e Charles Bicalho), “Peixe” (Yasmin Guimarães), “Sem Coração” (Nara Normande) e “O Voo” (Manoela Ziggiati); assim como os longa-metragens “Que Horas Ela Volta” (Anna Muylaert), “Levante” (Lillah Halla) e “A Cidade Onde Envelheço” (Marília Rocha) – com a curadoria de Mariah Soares.
“O Circuito é a alma do Sarará. É onde conseguimos estender a experiência do festival para além do palco, fortalecendo nossa missão de provocar encontros e reflexões que reverberam na cidade”, afirma Bell Magalhães, diretora executiva do Festival Sarará.
Antecipando a programação gratuita, no dia 24 de maio o Festival Sarará 2025 realiza uma nova edição no Parque das Mangabeiras, com um line-up calibrado: Liniker, BK’, TZ da Coronel, Budah, O Kannalha e Lamparina. Os ingressos já estão esgotados.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
SERVIÇO
Circuito Cultural Sarará @ CCBB Belo Horizonte
Data: 28 de maio a 02 de junho de 2025
Local: CCBB BH – Teatro II e Foyer
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos a partir do dia 21 de maio, no site (acesse aqui) e na bilheteria física do CCBB BH
Festival Sarará 2025 @ Parque das Mangabeiras
Data: 24 de maio de 2025
Local: Parque das Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
Ingressos Esgotados
CCBB Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Funcionamento – de quarta a segunda, das 10h às 22h
Telefone: 31 3431-9400
E-mail: ccbbbh@bb.com.br
Site: ccbb.com.br/bh
Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh