Roupas de Natal e Ano Novo: problema ou solução?

As festas de fim de ano, especialmente entre Natal e Ano Novo, são as datas em que as pessoas mais se preocupam em estar bem vestidas, mesmo que seja só pra ficar sentado no sofá da sala.

 

Uma época em que nós deveríamos nos preocupar apenas em celebrar o amor e a paz, principalmente neste ano de 2020, se tornou uma época com um forte apelo ao consumismo.

 

Um pensamento que permeia a cabeça de milhões de brasileiros, sem dúvida, é: “Preciso comprar uma roupa nova para as festas de fim de ano”..

 

Será que precisamos mesmo??

 

Nesse ritmo de renovação, muitas pessoas acabam cedendo aos impulsos e comprando peças que não tem nada haver com seus estilos, e que se juntarão a tantas outras num guarda-roupa acumulador.

 

Como então otimizar suas peças e não ceder às compras desenfreadas?

 

Se você estiver lendo esse artigo agora, antes de sair para comprar qualquer coisa, reflita se o seu guarda-roupa é ou não é, um armário de acumulador.

 

Quando vier a euforia ou a necessidade de comprar roupas novas é preciso pensar se essas peças irão transmitir quem você realmente é, se elas respeitarão os seus estilos, cores…

 

A cor branca, por exemplo, que simboliza a paz, se tornou a mais usada nas passagens de ano, mas será que o branco está em sua paleta?

 

Comprar roupas com cores, modelagens e estilos que não são os seus, é comprar peças para serem descartadas depois.

 

Por isso, tenha consciência ao comprar, o ideal é que as roupas estejam adequadas aos seus estilos, que seja possível adaptar com outras peças que já estão em seu guarda-roupa.

 

Por isso, neste ano, que tanto ensinou a cada um de nós, exerça sua consciência e, se tiver peças demais, aquela que você nunca usou ou vai usar, doe.

 

Muitas vezes quando minhas clientes começam a olhar para dentro de si mesmas em processos de consultoria, começam a refletir se realmente precisam de tantas roupas.. Se isso acontecer com você, doe!

 

E se, ainda sim, você sentir um desejo incontrolável em comprar, siga essas dicas:

 

  1. Use o que você já tem

 

Quando a gente pensa em usar o que já tem, muitas pessoas torcem o nariz, mas as nossas roupas podem ser usadas de diversas maneiras, basta você usar a sua criatividade, e lógico, tudo dentro dos seus estilos e paleta de cores.

 

Existem muitas formas de mudar a cara da mesma peça, seja usando de uma maneira diferente do que você costuma usar, ou adicionando acessórios.

 

 

  1. Compre algo que vá usar depois

 

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de comprar uma peça nova, então compre roupas que você irá usar depois, nunca compre nada para uma ocasião específica, é isso que transforma o seu guarda-roupa em acumulador.

 

Evite comprar peças que precisem de complementos ou acessórios que você não tenha, como por exemplo, um vestido que não combina com nenhum dos seus sapatos..

 

O Natal é tempo de celebrar o amor e a paz ao lado daqueles que mais amamos.

 

Use sempre suas roupas para expressar quem você é, jamais para transmitir uma imagem que não é sua.

 

Feliz Natal e Boas Festas para você que me acompanhou aqui ao longo de 2020!

Um próspero 2021!

Abraços,

Érica Cunha Alvarenga

Stylist and Image Consultant