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Márcio Michelasi e o empreendedorismo sindical do Pró-Beleza

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Num diálogo muito franco com Márcio Michelasi (educador, psicanalista e diretor presidente do Sindicato Pró-Beleza), podemos entender o porquê deste líder ser considerado, por juristas e outros membros do legislativo e executivo, como uma das grandes promessas da renovação sindical brasileira.
“Quem nunca sentiu algum arrepio ao ouvir a palavra sindicato que levante a mão”, tem sido um bordão bastante recorrente em alguns setores da sociedade.
Esta cisma ou, digamos, esta chamada crise de representação tem uma razão muito simples: o distanciamento ou desconhecimento sobre a gênese, a história e os objetivos dos movimentos das categorias profissionais ou econômicas.
É certo que a organização de pessoas em prol de um objetivo comum não tem nada de novo na história da humanidade. A passagem bíblica registrada em Êxodo é um grande exemplo disso. Ali, vemos o levante (união) do povo de Deus (Jeová) pela libertação das forças faraônicas do Egito (causa, bandeira de luta), onde o povo judeu segue o líder Moises caminho à Terra Prometida (objetivo coletivo).
Segundo Márcio Michelasi, muitas das entidades sindicais brasileiras se distanciaram de suas origens e objetivos principais, afastaram-se do verdadeiro caminho da Terra Prometida de suas categorias.
Em meio às mudanças proporcionadas pela reforma trabalhista e por medidas provisórias do governo Bolsonaro que acertaram em cheio o sustento de várias entidades sindicais laborais e patronais, é fato que o Sindicato Pró-Beleza segue hígido em seu destino; ao invés de fechar suas portas expande seu trabalho a cada dia, conquista parceiros e se fortalece como entidade referência de seu setor de beleza, cosméticos e técnicas afins.
Mas qual o segredo disso tudo? Segundo Michelasi, esta pergunta não tem uma resposta simples porque envolve a análise de um conjunto de fatores que concatenam inúmeras variáveis e acontecimentos que reconheceram, nos últimos anos, o modo de ser e fazer da categoria dos serviços de beleza, a exemplo da Lei 13.352/2016, de autoria do Deputado Ricardo Izar (SP) e texto substituto da Deputada Soraya Santos (RJ).
Nada obstante o Pró-Beleza seja uma das mais antigas instituições brasileiras (com origem no ano 1919), fundada com o nome de Sindicato dos Oficiais Barbeiros, Cabeleireiros e Similares, a entidade passou por várias transformações e unificações com outras associações e entidades sindicais (Sinta, Qualificare e Acasvap) ao longo de sua história.
“Nossa gestão não sabe o que é viver estabilizada por arrecadação de imposto sindical. Inúmeras foram as barreiras ao longo da consolidação de organização e quando concluímos nosso processo de unificação perante o antigo Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia) o imposto sindical já estava em extinção”, afirma o Márcio Michelasi.
Michelasi, orgulhando-se de sua equipe e dos percalços do caminho, afirma que “todas essas dificuldades, todas essas barreiras, todas essas pedras colocadas no caminho de nossa gestão impulsionaram a instituição Pró-Beleza a aproximar-se ainda dos profissionais e trabalhadores, ouvindo suas demandas e deste contato com a sua base foi possível pensar em soluções inovadoras, tornando-se um canal de prestação de serviços, de cooperativa e de cursos de capacitação”.
Sem medo de polêmicas, Michelasi também afirma que “infelizmente, muitas entidades sindicais brasileiras, assim como os músculos que não são exercitados, enfraqueceram-se por ficarem longe de suas bases (aqueles que sustentam toda a estrutura) e, por fim, afundaram-se em escândalos envolvendo casos de registros sindicais espúrios, desvios de finalidade, dentre tantas outras centenas de casos e inquéritos que tramitam no poder judiciário”.
Finalizando, arremata: “o Pró-Beleza representa uma nova forma de organização sindical brasileira, cujos membros (trabalhadores) sustentam seus lares com um modelo de empreendedorismo próprio do brasileiro, um modelo que não vem das vãs tecnocracias de plantão (encartilhadas de arrogância), mas que nasce da fusão da inexorável sobrevivência nordestina com a clássica guerrilha dos pampas, que permeia pela sagacidade do matuto à magia do povo amazonense e que, ao final, tudo isso é regado à contemporaneidade urbanoide das grandes metrópoles que derrogam com inteligência os mi-mi-mis dos líderes sindicais e filósofos de plantão que continuam, acéfalos, chorando pela perda da velha mamata porque, ludibriados, delegaram – a terceiros desinteressados – a negociação dos direitos trabalhistas e econômicos de seus grupos”.
Márcio Michelasi que diz odiar rótulos é, sobretudo, um trabalhador e empreendedor irreverente, sempre presente em todos os movimentos sociais e artísticos do setor da beleza. Nele, mais especificamente em suas ideias, podemos ver claramente um misto do velho e do novo sindicalismo. É um líder mestiço que faz questão de enfatizar que possui sangue de nordestinos, indígenas e paulistanos-italianos. Márcio Roberto Silva Michelasi Rigotto é um retrato do povo brasileiro que não desiste nunca, pois sabe o que é ascender da favela ao mercado de luxo, exaltando um admirável sentimento de justiça quando o assunto é defender os direitos e interesses daqueles que trabalhadores que representa.
Visite as redes sociais de Márcio Michelasi: instagram.com/marciomichelasi
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Gian e Giovanni brilham no palco do Cenforpe ao lado de grandes nomes do empreendedorismo

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Artistas, palestrantes e mais de 600 colaboradores prestigiaram a 20ª Convenção Nacional da Sono Quality

A 20ª Convenção da Sono Quality reuniu nos últimos dias 09 e 10 de maio, no Cenforpe em São Bernardo do Campo, renomado grupo de celebridades, palestrantes, artistas e convidados especiais para a comemoração dos resultados da empresa do primeiro quadrimestre. No primeiro dia de apresentação, Luis Paulo Luppa ministrou palestra para todos os convidados e representantes. Luppa é um dos mais renomados palestrantes de vendas, presente em mais de 30 países e já publicou mais de 19 obras focadas em vendas. Seu maior sucesso “Vendedor Pit Bull”, ganhou DVD e milhares de cópias vendidas. 

No dia 10/05, um desfile de celebridades, artistas e palestrantes agitaram o palco do Cenforpe. Sônia Abrão, apresentadora do programa “A tarde é sua”, ressaltou a importância de eventos como este e da parceria da marca com o programa. “É sempre um prazer estar presente nos eventos da empresa e firmar este compromisso de parceria entre o A Tarde é Sua e a Sono Quality. Quero agradecer, também o carinho que sempre sou recebida por todos“. 

Daniel Godri, eleito segundo melhor palestrante no ranking brasileiro das estrelas que mais brilham no palco no mercado de palestras, segundo a Revista Veja, deu o tom na abertura do evento, levando a todos os presentes muita emoção e dicas de empreendedorismo. Autor do livro “Conquistar e Manter Clientes” (82º edição). O livro indicado pelo Cmte. Rolim da TAM e pelo Programa de Televisão “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” da Rede Globo.

Diretores, gestores e representantes de diversas regiões do país, comemoraram os resultados obtidos nos 100 primeiros dias do ano, reforçando o comprometimento e gestão solidária de Ricardo Eloi, Ceo da empresa. “É emocionante chegar aqui e ver este auditório cheio. Passa um filme em minha mente, quando começamos a Sono Quality, há 11 anos e a primeira convenção com 20 pessoas na sala. Um orgulho para mim, para a marca e uma contribuição para a melhoria econômica e social do país“. destaca Eloi. 

Tonho Prado, humorista e apresentador de TV foi o responsável pelo stand up, alegrando e emocionando a todos. O momento mais aguardado, era saber quem seria o novo Rei da Convenção, o representante que atingiu todos os objetivos e metas. André dos Anjos, representante de São Paulo, foi o bicampeão. Para encerrar com chave de ouro, a dupla sertaneja Gian e Giovanni, embalou todos os convidados com sucessos dos 30 anos de carreira. Ao som de “Mil corações, 123, Pedido de Casamento, Olha Amor e tantos outros sucessos”. A dupla retomou a carreira depois de um hiato (onde cada um assumiu novos projetos) e segue pelo país com shows e festas de rodeio. 

Marcão do Povo, subiu ao palco e brincou falando do sucesso do jornal que apresenta no SBT, o “Primeiro Impacto”. O apresentador realizou recentemente uma cirurgia no joelho, mas não hesitou em brincar e cantar ao lado dos irmãos no palco. Além de Marcão do Povo, Ricardo Eloi também cantou com os irmãos o grande sucesso da dupla, “Convite de Casamento”. 

Confira algumas fotos do evento feitas pelo fotógrafo Thiago Duran:

 

A próxima Convenção da empresa será em setembro, no Cenforpe. 

www.sonoquality.com.br

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Ex-taxista vira design de unhas e fatura quase meio milhão de reais por ano

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Mudar de profissão é sempre muito arriscado e radical, mas o resultado pode vir em forma de satisfação e compensar ( e muito) financeiramente. Marcia Câmara é um bom exemplo de mudança que deu certo. Ela era taxista até que através de uma reportagem descobriu um nicho que ainda era pouco explorado.

“Quando era taxista, enfrentei preconceitos ,mas amava dirigir e conhecer pessoas. Só que dentro de mim, eu queria algo a mais. Um belo dia, vi uma reportagem de alongamento de unhas, fui pesquisar e vi que na área das unhas aqui Brasil era muito atrasado e carente de conhecimentos. Atualmente, está bem melhor que dois anos quando comecei essa paixão. Então, aluguei o meu táxi e avisei minha família que iria me dedicar a essa profissão de corpo e alma. Comecei minha maratona de cursos . Investi muito , mais muito mesmo . Fui buscar conhecimentos fora do Brasil. Tenho mais de 30 certificações internacionais e hoje sou uma referência de unhas acrílicas no Brasil”, conta a especialista que ainda virou professora na área:

“Passo meus conhecimentos para alunas do Brasil todo. Formo por mês, mais ou menos, 20 alunas de todo país.Elas ganham em média de 5 a 10 mil”.

Marcia ainda atende diversas famosas e se considera realizada financeiramente na nova profissão, iniciada em 2016

“Então hoje eu amo o que eu faço é estou vivendo um momento mágico no meu mundo encantado do acrílico. Hoje faturo 456 mil por ano”, afirma a nail design.

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Mônica Palomares, conectada com o mundo das artes e das celebridades

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Com olho direito sempre atento ao que se desenrola à frente e o esquerdo escondido atrás das lentes de sua câmera, Mônica Palomares reside nos EUA há mais de trinta anos e já é considerada a “nova queridinha dos famosos”. Proprietária do Guia Califórnia e do Photo Califórnia, de Los Angeles, a empresária caiu nas graças de Anitta, Bruna Marquezine, Ivete Sangalo, Larissa Manoela, Sabrina Sato, Emilia Pedersen e Fabiana Karla, entre outras celebridades. Mas não é só. Sempre carregando um sorriso no rosto, Mônica parece estar em sua melhor fase.
E para conseguir divulgar os dois lados de sua trajetória profissional — fotos e tours personalizados, tem a internet como aliada. Só para se ter ideia, ela já conta com mais de 100 mil seguidores em seu perfil no Instagram. “Sempre tenha orgulho do que você faz não importa o que seja”, destaca, com aquele brilho no olhar de quem ama descobrir novas possibilidades.

Foto: Photocalifornia/Divulgação

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