Guarda-roupa harmônico X Acumulador de peças E agora, qual é o seu?

Você tem o guarda-roupa abarrotado mas nunca sabe o que vestir?

 

Repete a icônica frase: “eu não tenho roupa para sair!” toda vez que precisar se vestir para uma ocasião?

 

Se você se identificou com essas situações fique tranquila que você não está sozinha, milhares de mulheres já disseram essa frase com um guarda-roupa que daria para vestir a torcida de um time de futebol.

 

A questão é: esse guarda-roupa é harmônico e contém peças com a personalidade da dona, ou, é apenas um cemitério de roupas que se acumulam?

 

Um guarda-roupa harmônico não é aquele lotado de peças, e sim o que é versátil, composto de looks que combinam entre si e que podem transitar por diversas ocasiões.

 

Como sempre digo às minhas clientes, e é onde a maioria das mulheres pecam e acabam se transformando em acumuladoras, é que:

 

Não existe guarda-roupa de lazer e guarda-roupa de trabalho. Todos nós, homens e mulheres temos o nosso estilo e ele deve nos acompanhar em qualquer situação.

 

Mas isso é tema da próxima semana!

 

No artigo de hoje vamos falar sobre essa que é uma dor universal: por que mulheres nunca tem roupa… mesmo com o guarda-roupa cheio?!

 

Vou te mostrar que talvez tenha um armário dessa forma porque ainda não descobriu qual é o seu estilo e como colocar toda a sua personalidade nele.

 

Então vamos lá, responda a si mesmo:

 

  • Você conhece seu corpo?
  • Sabe qual é o seu estilo?
  • Tem peças que combinam com os dois?

 

Uma mulher que se conhece sempre tem uma roupa ideal para cada situação, dentro do seu próprio estilo. E dificilmente irá dizer que não tem nada para vestir.

 

Você já parou para pensar porque as pessoas se transformam acumuladoras?

 

Veja se você se enquadra em alguma dessas situações:

 

  • Compra roupas da moda mesmo que elas não sejam do seu estilo?
  • Não pode ouvir a palavra liquidação que sai da loja com uma sacola?
  • Tem no armário peças da juventude das quais não consegue se desfazer?
  • Divide o guarda-roupa entre lazer e trabalho?
  • Tem peças apenas para agradar aos outros: marido, namorado, filhos..?
  • Compra roupas para ajudar outras pessoas? Acredite, algumas clientes já me relataram essa situação.

 

Se você respondeu sim a pelo menos 1 dessas perguntas, você está trilhando não só o caminho de um acumulador, como também o de uma pessoa com um guarda-roupa sem identidade e 0% harmônico.

 

Não tem nada mais frustrante e desanimador do que a sensação de abrir um armário lotado de peças e não encontrar nada para vestir, seja para um evento importante, uma reunião ou até mesmo no dia a dia.

 

E são situações como essas que levam as mulheres a terem rompantes e saírem atrás de mais roupas para preencher um guarda-roupa que nunca será satisfatório.

 

Compras impulsivas que não resolvem absolutamente nada. Em que você é o tempo todo escolhido, sem liberdade e poder de escolha.

 

Imagine que você vai ao shopping e, de repente, vê na vitrine uma peça que está em todos os veículos de moda, sendo usado pelas celebridades e, então você não pensa duas vezes, volta para casa com ela.

 

Imagine que você quer usar uma blusa linda que só fica boa com determinada peça que você comprou (saia, calça) e aí a peça está suja, descosturada, não vestiu bem, e você fica com a impressão de que realmente não tem nada para vestir.

 

Essas e outras tantas situações acontecem quando compramos uma peça que é linda, mas que não necessariamente se encaixa em nosso armário ou em nossa vida.

 

Um guarda-roupa cheio quase sempre é um guarda-roupa sem personalidade e sem harmonia. O tamanho do seu armário não diz sobre a qualidade das suas peças e tão pouco sobre seu estilo.

 

Não adianta acumular roupas para diversas ocasiões, porque a regra nº1 de um guarda-roupa harmônico é que as peças conversem entre si e com seu estilo. E jamais que você tenha que se vestir com um estilo diferente para cada ocasião.

 

Isso é falta de identidade e estilo.

 

A minha dica de hoje é:

 

#Dica 01 – Conheça seu estilo

 

Isso é o primeiro passo que você precisa dar. A falta de autoconhecimento sobre o seu estilo, tipo físico e coloração pessoal levam-no a viver eternamente nessa dor universal, de nunca ter o que vestir. Um processo de consultoria e uma profissional especializada podem ajudar.

 

#Dica 02 – Recicle, doe ou venda 

 

Vá até ao seu armário e perceba quais são as roupas que você realmente usa. 90% das mulheres usam sempre as mesmas roupas. Roupas que voltam da lavanderia e não ficam mais do que um dia no cabide. Por isso, se você não usa, para que acumular?

 

Esse apego dificulta a oportunidade de novas escolhas e que você realmente descubra qual é o seu estilo. Então já sabe, se não usa: recicle, doe ou venda.

 

#Dica 03 – Analise antes de comprar

 

Comprar uma roupa da moda só para fazer parte do status quo, ser aceita, agradar aos outros, não facilita em nada sua vida na hora que precisa se vestir para sair.

 

Conseguir controlar o impulso de “estar na moda”, de não comprar numa liquidação e parar de agradar aos outros, é o início do seu caminho de transformação.

 

O processo de consultoria te leva a um entendimento de quem você é, qual o seu estilo e como unificar os dois.

 

Não reclame mais da mesmice, de ter sempre as mesmas roupas e de não ter ideia do que vestir.

 

Contrate um processo de consultoria de estilo e imagem, e descubra quem você verdadeiramente é. Porque quando você não se conhece, não conhece seu corpo, as suas cores, você se limita e se torna um acumulador.

 

Se quiser descobrir qual é o seu estilo, como usar melhor cada peça adequada ao seu tipo físico e com utilizar as cores que favoreçam ao seu tom de pele clique aqui

 

Até a próxima!

 

Um abraço,

 

Érica Cunha Alvarenga

Stylist and Image Consultant