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Cultura

Gastronomia: profissionalização e mercado de trabalho

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Gastronomia

A Gastronomia é um ramo de negócio que vem se destacando no Brasil. Nos últimos anos, transformou-se em atração de programas de televisão e internet, e a cada dia conquista ainda mais admiradores. A consequência disso é um público mais atento à qualidade dos sabores, pratos e suas apresentações, que chegam a ser comparadas com verdadeiras obras de arte.

Segundo o IBGE, o brasileiro gasta 25% de sua renda com alimentação, o que fomenta o mercado e aumenta a oferta de produtos. A tendência é crescer a cada ano. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou que o setor de alimentação gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, e atualmente, é responsável por mais de 6 milhões de postos de trabalho.

Mas, o que fazer para se transformar em um profissional da área? Muitas pessoas acreditam que só gostar de cozinhar basta, mas não é bem por aí. Ser um gastrônomo ou um chef de cozinha, exige conhecimentos que vão além da preparação de pratos elaborados. Na EAD Unicesumar, por exemplo, o curso de Gastronomia prepara um profissional multidisciplinar, que aprende aspectos que vão do início à atualidade gastronômica, empreendedorismo e até habilidades básicas da cozinha autoral e criativa, tudo isso combinando teoria e prática.

Andrea Cristina Shima da Motta, coordenadora de Gastronomia da EAD Unicesumar, nos conta que “o ramo de alimentos e bebidas é um dos que mais cresce porque os hábitos alimentares da população vêm mudando. Nosso curso trata mais do que simplesmente realizar receitas, ele leva o aluno a uma viagem na história da alimentação. Ter uma boa qualificação é um diferencial e uma forma de se manter no mercado”, completa. Entre as disciplinas estudadas na graduação estão: Etiqueta e Serviço de Sala, Gestão de Alimentos e Bebidas, Gestão de Compras, Estoque e Custos, Gestão de Equipes em Restaurantes, Criatividade e Inovação em Gastronomia e Eventos Gastronômicos.

Kátia Cilene, estudante do curso de Gastronomia da EAD Unicesumar em Palmas, relata que escolheu a profissão por conta de um pão que sua mãe fez quando era criança. “Minha mãe era faxineira de uma confeitaria quando morávamos em Anápolis/GO. Um dia ela levou para casa um pedaço de massa de pão francês, e por sermos 10 filhos, sabia que somente aquela quantidade não ia dar para todos, então, resolveu aumentar a comida colocando alguns outros ingredientes”. Ela descreve que nesse dia a mãe criou uma nova receita que a levou a se apaixonar pela Gastronomia. Buscou inúmeras vezes imitar a receita de sua mãe, e quando conseguiu, começou a vender os pães na rua para complementar sua renda.

Há quatro anos Kátia resolveu fazer o curso superior, pois queria buscar mais conhecimento e aprimoramento das técnicas, apesar da paixão que tinha desde criança, a graduação foi fundamental para se manter no mercado de trabalho. “O curso me abriu oportunidades, estou me capacitando e vendo outros caminhos se abrirem, me intitulo como Personal Cheff, pois na faculdade percebi que uma pessoa com o conhecimento necessário poderia reinventar receitas, e é o que eu faço”. Atualmente, Kátia é empreendedora, tem uma cozinha de produção de biscoitos artesanais e também trabalha na Secretaria da Educação de Palmas/TO, auxiliando na formação da alimentação escolar nas escolas públicas.

Para quem quiser conhecer mais sobre o curso de Gastronomia da EAD Unicesumar, a instituição oferece aulas gratuitas dos renomados chefs Lucas Corazza e Alexandre Gimenes, basta acessar : conteudo.unicesumar.edu.br/gastronomia

Foto: Divulgação

Cultura

Influencer Digital Patrícia Noronha da dicas de turismo para viagem em NY

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Aos 26 anos, Patrícia Noronha é uma Influencer Digital Brasileira que atualmente mora nos Estados Unidos.

Com seu jeitinho espontâneo e fofo de ser, a beldade cativa a todos ao seu redor e principalmente os internautas dos quatro cantos do mundo, com quem ela adora interagir.Em seu perfil oficial do Instagram, a loirinha costuma publicar várias fotos meigas e sempre compartilhando com todos os lindos looks que gosta de utilizar. Já nos storys Patrícia costuma compartilhar com os seguidores vários momentos do seu dia a dia.

Em sua última publicação, Patrícia compartilhou uma foto onde está refletiva embaixo de uma árvore, com o pensamento: “Cuidar de si é um ato de amor!”

Porém recentemente ela realizou uma publicação de um #TBT, onde recordou vários momentos em pontos turísticos diferenciados de sua viagem realizada no ano passado para Nova Iorque, exibindo fotos espetaculares e junto fez questão de deixar várias dicas para seus seguidores, caso desejem realizar a mesma viagem, com dicas que vão desde qual seria o calçado ideal e mais confortável para curtir o passeio, como economizar na hora de realizar as refeições, onde adquirir com valores mais acessíveis os ingressos de entrada para os pontos turísticos, e até mesmo dicas de como comprar o ticket de utilização do metrô e como se nortear pela região sem se perder.

Patrícia tem projetos a longo prazo e afirma ter novidades para suas redes sociais. Será que a loirinha pretende lançar um canal no youtube para compartilhar mais dicas?

Não seria nada mal, né!

Para acompanhar mais sobre as publicações e a trajetória da Influencer, basta segui-la no Instagram @by___patricia

Crédito das Fotos: Acervo Pessoal / @pcbeccbnews – Divulgação

Patrícia Noronha

Patrícia Noronha

Patrícia Noronha

Patrícia Noronha

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Cultura

Vanessa Bartocci: A empresária que aposta na diversidade de perfis para o concurso “Mostra Brasileira”- (MB)

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“O que é a BELEZA pra você?”
Essa será a grande pergunta que a Empresária Vanessa Bartocci (que comanda o time da empresa Produção Brasil) quer que o público responda em um Reality Nacional, sobre “padrões de beleza dos anos 2000”

A Produção Brasil é uma Empresa especializada no Mercado Artístico, com ênfase em Concursos de Miss e Mister, mas a CEO Vanessa Bartocci, sempre questionou sobre o porquê a Beleza não poderia ser vista do INTERNO (quem você é) para o EXTERNO (medidas, peso, altura)… sendo que quando uma Miss Brasil é eleita, o conteúdo é o que é mais cobrado! Por que não avaliarmos começando pelo contrário e se tivermos que adaptar algumas medidas “padrão”, passarmos por um bisturi?




Trajetória:

Passando por todas as Franquias de Concursos de Miss e Mister, Vanessa resolveu criar o seu próprio Nacional – o MB – (Mostra Brasileira) junto com seu braço direito, o produtor Alexandre Augusto, onde os estados trarão uma pessoa autêntica , onde medidas, idade, e outros requisitos tão cobrados, serão meros complementos !
Pois aqui, o foco será a AUTENTICIDADE como beleza. “E nós, aqui no Brasil, temos uma vasta diversidade de perfis lindos, sem “padrões impostos”, mas com muito conteúdo e diferenças para mostrar!” Diz a Empresária

Vale salientar que seu trabalho, tem transformado a óptica do mercado nacional, sobre a diversidade de padrões, e trazido uma nova visão a cerca de mostrar todas as aptidões que um perfil exige para ser completo!

Lembrando que as seletivas Estaduais já estão abertas, e você pode saber mais e acompanhar as novidades da Produção Brasil e da Mostra Brasileira ( MB )



Sigam no Instagram:

@producao.brasil

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Cultura

Roger Chedid é o mais novo autor da Trilha educacional

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Assinamos contrato com Roger Marques Chedid para editar o livro que conta os bastidores dos 45 dias mais excruciantes de sua vida.

Roger é um multiatleta que ganhou reconhecimento internacional quando foi sagrado campeão sul-americano de defesa pessoal e campeão sul-americano de saltos ornamentais.

Já aos 17 anos, conquistou a faixa preta de Karatê e foi chamado para compor o quadro da seleção paulista de karatê.

Aos 18 anos, ele foi campeão brasileiro e, em seguida, contratado pela Sea World nos Estados Unidos, a maior empresa do mundo em shows aquáticos. Voltando ao Brasil tornou-se campeão sul-americano de defesa pessoal e 4º do mundo nessa categoria.

Em 1995, durante uma apresentação no Estádio do Morumbi em São Paulo, acompanhado de quatro grandes lutadores de kempô havaiano e de seu coreógrafo, dublê e ator de Hollywood, Mestre Bill Ryusaki, um dos lutadores, fazendo um movimento que já haviam realizado diversas vezes, escorregou no gramado molhado e caiu sobre a cabeça de Roger. Com dores no pescoço, ele foi levado para o departamento médico do clube, mas como as dores cederam, fez pouco caso do acidente e não foi para o hospital. Continuou lutando.

Mal sabia que, a partir daquele momento, ele conviveria por 17 anos com um problema de uma dimensão inimaginável: seu pescoço estava quebrado!

Contudo, isso somente foi descoberto em 2012 foi quando ele recebeu também a notícia de que não tinha outra opção a não ser fazer uma cirurgia longa e delicada na qual poderia ficar parcialmente curado, tetraplégico ou morrer.

Nesse livro, Roger conta toda essa emocionante e milagrosa história e diz: “São as reflexões que fiz nestes 45 dias que antecederam a cirurgia, os quais poderiam ter sido os últimos da minha vida, que gostaria de dividir com o leitor neste livro”. “Todos os problemas que eu enfrentei só me ajudaram a me fortalecer. Cresci muito vivendo tudo disso e, por isso, resolvi escrever esse livro na esperança de que ele pudesse levar o leitor a refletir e crescer também”. “O que você faria se lhe restassem apenas 45 dias de vida? ”

O livro em breve será lançado pela Trilha Editora no Brasil.




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Cultura

O empreendedorismo e a atitude social do jovem João Carlos Blessed

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João Carlos Blessed

Fazendo acontecer aos 23 anos, João Carlos empreende no mercado de importados em Goiás e reconhece a importância da responsabilidade social

A empresa Blessed Imports foi criada em 2011 a partir de sonho de um garoto de 16 anos e com o empreendedorismo latente em sua mente. João Carlos Silva Rocha se propôs a revender produtos importados utilizando estratégias diferentes, entre elas a comercialização de produtos da marca Apple de forma acessível a todas as classes sociais.

A Blessed Imports, com sede em Goiânia (GO) deixa a negociação de produtos Apple mais popular ou mesmo econômica.  Determinado a mudar a realidade da família, começou com um capital de giro bem tímido e virou um caso de sucesso para os jovens promissores.

João Carlos pouco a pouco conseguiu entrar no mercado de importados com credibilidade. Focou no atendimento amigável e individualizado, sem olhar tamanho do bolso e investindo na vontade de conquistar seu cliente. “Com a quantidade de informações disponíveis, as pessoas estão mais atentas a tudo que faz a fama pela qualidade, isso em todas as classes. A Blessed transformou em realidade o que para muitos era sonho”, destaca o empresário, cujo maior público está na classe C.

O mercado on-line foi mais uma forma de ampliar suas vendas e manter os clientes informados sobre as novidades. Hoje, com apenas 23 anos, João Carlos é popular nas redes sociais, priorizando o seu perfil empresarial. No Instagram, a Blessed Imports tem mais de 30 mil seguidores.

Negociação no sangue

Filho de professora e motorista, desde pequeno teve responsabilidade em casa, principalmente por conta das longas viagens do pai e dos três turnos de aula da mãe. Com 7 anos já cuidava da irmã. Aquecia a comida e providenciava para que fossem à escola rotineiramente. Vendo a luta dos pais, teve a ideia de vender suco no portão da escola. A mãe apoiou a iniciativa e mal sabia que estimulava o futuro de um vendedor nato.

Aos 10 anos, morando no interior do estado, em uma visita na fazendo do tio, propôs comprar para revender gueiroba (palmito amargo). Seus domingos estavam comprometidos com a feira. Aos 12 anos, vendo sua mãe sempre com problemas para formatar computador, resolveu aprender com o mesmo rapaz que prestava o serviço em sua casa. Foram poucos dias até ele desmontar e consertar os equipamentos, surpreendendo a todos. Aos 15 anos já era técnico de manutenção de computadores.


De volta à Goiânia (GO), providenciou cartões de visitas. Seu olhar visionário continuava a brilhar e começou a empreender na venda de aparelho celular. Aos 16 sentiu a satisfação de um garoto simples que adquiriu seu primeiro aparelho novo. Com ideias práticas e de valorização de pessoas, focou numa linha de produtos para fazer nascer a Blessed Imports.

Promete ir ainda mais longe. É universitário no curso Ciências da Aeronáutica e almeja multiplicar as vendas da Blessed Imports.

Responsabilidade Social

Também deseja levar sentimentos de independência e realização a moradores de rua e dependentes de drogas. Através do trabalho da igreja que frequenta, oferece a parceria e ajuda, seu grande sonho é resgatar vidas.

Sentindo a alegria de uma compra nas pessoas, o empresário também se sentiu inspirado a realizar sua parte na responsabilidade social. Todo fim de ano doa brinquedos às crianças que moram próximas ao lixão de Goiânia. Um gesto simples que significa muito: esperança e alegria!

Divulgação




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