Connect with us

Geral

Feira de São Cristóvão completa 75 anos e mantém viva as tradições nordestinas

Published

on

A Feira de São Cristóvão – Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CMLGTN) , também chamada de Feira dos Nordestinos, celebra mais de sete décadas mantendo viva a cultura dos imigrantes que chegavam ao bairro da zona norte da capital fluminense. O pedaço mais nordestino no Rio de Janeiro completa 75 anos no dia 20 de setembro e as comemorações, seguindo as Regras de Ouro, começam neste domingo (20/09), que devem seguir até o final do ano com lives temáticas. Pela primeira vez na história do equipamento municipal uma mulher e ex-feirante é a gestora do local, Magna Fernandes fala do seu desafio.

 

“Sou paraibana e tenho muito orgulho. Parece que foi ontem que eu puxava lona e hoje estou como gestora. É um desafio diário, uma responsabilidade, que eu encaro de frente. Estamos no clima da reabertura e seguindo as Regras de Ouro da Prefeitura. Essa retomada e reabertura nos enche de orgulho e uma certeza: temos muito trabalho pela frente”, afirma a gestora municipal Magna Fernandes.

 

O pavilhão abriga cerca de 700 barracas com comida típica, ingredientes e temperos da culinária regional, artesanato e objetos do folclore nordestino.

 

“Para mim, 75 de feira são 75 anos de luta. Altos e baixos. Ontem era tabuleiro na rua. Já puxei muita lona. E aqui no pavilhão eu criei meus filhos com muito orgulho. Aqui é a minha segunda casa. E em meio a uma pandemia, estamos fazendo o aniversário da esperança. Uma batalha diário”, afirma a feirante Maria da Guia.

 

O espaço fica aberto ao público na sexta das 10h às 20h, no sábado das 10h às 22h  e no domingo de 10h às 20h.

 

História da Feira de São Cristóvão

 

Os primeiros movimentos por ali começaram em 1945, quando retirantes chegavam ao Campo de São Cristóvão em caminhões, para trabalhar na construção civil. O fim da viagem e o reencontro com parentes e conterrâneos que já estavam no Rio eram comemorados com muita música e comida. Essa celebração informal deu origem à Feira, que permaneceu no entorno do Campo por 58 anos.

 

Nos anos 1960, foi construído, com projeto do arquiteto Sérgio Bernardes, o Pavilhão de São Cristóvão, que tinha o objetivo de abrigar exposições internacionais. Até o final dos anos 1980, o local recebeu importantes eventos, como o Salão do Automóvel e feiras industriais. Mas isso não afastou os comerciantes, e as barracas eram montadas e desmontadas todos os fins de semana.

 

Em 2003, o antigo pavilhão foi reformado pela Prefeitura e a Feira – já legalizada desde 1982 – começou a funcionar dentro do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Os trabalhadores ganharam boxes de alvenaria e cobertura, no espaço de 34 mil metros quadrados. O local possui três palcos e cinco praças com nomes de artistas e cidades nordestinas. Uma estátua em tamanho natural de Luiz Gonzaga, “O Rei do Baião”, dá as boas-vindas a quem chega.

 

Em dezembro de 2008, a Prefeitura declarou o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas Patrimônio Cultural dos Habitantes da Cidade do Rio de Janeiro, a fim de preservar o espaço e as características nordestinas ali representadas. Em 2010, uma lei federal tornou a Feira de São Cristóvão Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

 

Serviço

 

75 anos de Feira de São Cristóvão

Onde: Feira de São Cristóvão. Campo de São Cristóvão, s/n. Bairro de São Cristóvão. Zona Norte do Rio de Janeiro.

 

Funcionamento: na sexta das 10h às 20h, no sábado das 10h às 22h e no domingo de 10h às 20h. Sábado e domingo R$5 a entrada.

 

Mais informações: 21 3860-1842 / https://www.feiradesaocristovao.org.br

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

A atriz Lara Cardoso encanta as crianças e ensina receitas de vó.

Published

on

Dia das Crianças é pura diversão e para celebrar tal data, entrevistamos Lara Cardoso, atriz, apresentadora e humorista que, com sua personagem Helô Heloilda, oferece um conteúdo digital alegre e responsável às crianças.

– Você atuava no mundo corporativo…. Por que decidiu mudar totalmente de área?

O tempo que atuei em grandes corporações foi de muito aprendizado, porém, chegou um momento que comecei a sentir uma necessidade de passar mais tempo com a minha família e seguir meu coração. Foi aí que decidi renunciar ao emprego CLT e me dedicar aos estudos para a nova profissão que sempre almejei: a de atriz.

– Além dos trabalhos de atriz e apresentadora, você criou uma personagem…. Conta essa história pra gente…

Eu criei um canal de humor no Youtube que era de conteúdo livre, mas não um canal infantil. Qual foi a minha surpresa quando fui notificada que os episódios eram justamente assistidos pela meninada! Adequei a personagem para tal público e comecei a oferecer conteúdo para as crianças. Desde então, Helô é reconhecida pela internet que agrada toda família.

– O que a gente encontra nas redes sociais da Helô?

Culinária, humor, trapalhadas e ensinamento com amor. Falamos de conteúdos relevantes de maneira divertida e lúdica. No instagram tem os ícones com as pílulas da Helô, receitas e memes. No Youtube tem as playlists, como por exemplo: na cozinha com a Helô, onde resgatamos receitas de família para preparar com a criançada.

Continue Reading

Geral

Influencer Elisa Ponte veste rosa todos dias de Outubro para promover o Outubro Rosa

Published

on

Elisa Ponte também fala que a melhor forma de se amar é se cuidando.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exame, algumas até os disponibilizam gratuitamente. A influencer e modelo Elisabete Ponte teve uma ideia para contribuir para a campanha para a ação.

“Estou numa campanha de usar rosa todos os dias do mês de Outubro em prol a todas as mulheres guerreiras”, conta a coach.

Ela também afirma que se cuidar é a maior demonstração de amor-próprio.

“Uma mulher empoderada se ama. E a melhor forma de se amar é se cuidando. Mulheres empoderadas apoiam outras mulheres . Menos julgamento mais aceitação. Mais saúde , mais amor e mais autoconhecimento. Viva o Outubro Rosa”

creditos rafael antonio /vhassessoria
Acompanhe nas redes sociais:

Instagram:
https://instagram.com/_elisa_ponte
YouTube:
https://m.youtube.com/channel/UCnZfkuQKOlIfijCFdOibcjg?view_as=subscriber

 

Continue Reading

Geral

Felipe Cesc é o novo talento baiano da moda e que aterrissa no Multishow

Published

on

Felipe Cesc - Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Uma grande novidade deve marcar o próximo ano na tela da TV. O talentoso, irreverente e ousado estilista e produtor de moda baiano Felipe Cesc esteve nas instalações do Multishow, no Rio de Janeiro, onde tudo indica que terá muito sucesso ao imprimir sua marca aos trabalhos do canal em 2021.

Reconhecido nacionalmente por seu estilo próprio, Felipe Cesc se define como “uma pessoa ousada, que acredita nos seus ideais, sem medo de rótulos ou julgamentos”.

Com essa força e determinação, Felipe Cesc desenvolveu trabalhos inovadores na moda baiana, com introdução de elementos e referências norte-americanas, e se destacou definitivamente em todo país ao firmar parceria e produzir artistas de renome.

Tendo no currículo a produção da 45a Edição do São Paulo Fashion Week e produção de moda de vários artistas e esportistas, Felipe agora assume novo desafio com o Multishow.

Prestes a completar 30 anos no ar, o canal é conhecido pela modernidade e qualidade nas produções, pluralidade de estilos e gêneros, respeito a diversidade e possui ampla influência sobre o público jovem.

“Estou orgulhoso e motivado para esse trabalho – a identidade do Multishow tem tudo a ver com minha própria identidade, com o que eu busco transmitir com minha moda”, afirmou Felipe, após conhecer toda estrutura do canal onde promete escrever um capítulo de sucesso em 2021.

Crédito das Fotos: Acervo Pessoal / Divulgação

Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Foto: Acervo Pessoal / Divulgação

Continue Reading

Geral

Lançamento novo no mercado musical, 2A+ e a cantora Mittra no canal Kondzilla

Published

on

Lançamento novo no mercado musical, 2A+ e a cantora Mittra no canal Kondzilla

A mais nova aposta no mundo da música a cantora Mittra e 2A+ lançaram um single juntos, cujo o nome é JOGA NA CARA, o vídeo clipe já conta com mais de 100 mil visualizações em menos de uma semana, o clipe foi postado em um canal de muito sucesso com mais de 60 milhões de inscritos, é o famoso canal Kondzilla.

Lançamento novo no mercado musical, 2A+ e a cantora Mittra no canal Kondzilla

Lançamento novo no mercado musical, 2A+ e a cantora Mittra no canal Kondzilla

O vídeo clipe está repleto de atitude e música boa, esse som vem com uma pegada diferente um trap com reggaeton e para diferenciar teve direito à um maravilhoso solo de guitarra realizado pelo integrante da 2A+ Marcelo Pato, o vocalista Caio Marchetti não deixou nada a desejar no vídeo clipe com muita atitude e ostentação, a musa do clipe (Rayla Damasceno) mais conhecida como Mittra roubou a cena logo no início chegando com um cachorro, que vamos combinar que dog enorme e maravilhoso, a morena teve cenas sensuais logo em uma banheira e velas pretas em volta, ficou curioso? Vou deixar aqui abaixo o link para você poder assistir o vídeo.

Lançamento novo no mercado musical, 2A+ e a cantora Mittra no canal Kondzilla

Lançamento novo no mercado musical, 2A+ e a cantora Mittra no canal Kondzilla

Redes sociais dos artistas
@mitraoficial
@2amaisoficial

Continue Reading

Trending

© 2020 FashionAlert