Documentário “Cenários Futuros” propõe uma discussão sobre os principais desafios do século XXI

Com a realização do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e Alexa Filmes o longa visa abordar temas do mundo contemporâneo.

Propor uma discussão sobre os principais desafios do século XXI a partir do depoimento de especialistas e pensadores, onde serão abordados diferentes temas de interesse público, esta é a proposta do documentário “Cenários Futuros” apoiado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Sob direção de Ricardo Picchi e lançado pela produtora independente de Paulínia, Alexa Filmes, o longa teve apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e será apresentado em festivais ainda este ano. Os temas abordados são os mais frequentes no cotidiano dos habitantes dos grandes centros urbanos. Com a revolução industrial a partir dos fins do século XVIII, iniciou-se um irreversível processo de urbanização que deslocou o centro da produção da riqueza do campo para os grandes centros urbanos, dando inicio a uma verdadeira corrida de urbanização.

O filme pretende expor os desafios do século XXI e trazer luz ao fenômeno da urbanização do planeta, a organização das famílias, a dependência do ser humano com relação aos recursos naturais, os avanços científicos, a matriz energética e o descobrimento do pré-sal e seus efeitos diretos nas economias regionais. Pela primeira vez, desde o inicio da civilização moderna, mais da metade da população mundial reside em cidades, ampliando sobremaneira a concentração nas metrópoles.

Dessa maneira a série pretende analisar e diagnosticas os impactos na sociedade da crescente diáspora do campo e sugerir possíveis caminhos a serem adotados pelos habitantes do planeta de modo mais sustentável, ou seja, ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito pela sociedade. Os temas abordados pelo longa metragem são: mobilidade nos grandes centros urbanos, recursos hídricos, demografia, o uso da energia, consumo, família, e desenvolvimento econômico no século XXI. Refletir, mobilizar, pensar e agir são as propostas dos pensamentos e das discussões que cercam os temas escolhidos