Cuidado pessoal: que imagem você vê quando olha no espelho?

Entenda como reservar poucos minutos por dia pode fazer diferença 

 

Existe uma famosa expressão que diz: “a primeira impressão é a que fica”, eu posso até estar errada, mas eu tenho certeza que você já disse e ouviu.

 

Geralmente estamos nos referindo à imagem de alguém, e, sendo bem sincera, fazemos isso com muita frequência.

 

E, por mais que queiramos acreditar no contrário, o primeiro contato visual com alguém, em qualquer ambiente, seja ele descontraído ou formal, é o que nos determina para as pessoas, por mais que não sejamos o estereótipo que elas construíram sobre nós. Mas, é o que elas veem.

 

Agora me responda: você sabe que imagem as pessoas têm de você?

 

No artigo de hoje vamos discutir sobre um assunto muito recorrente em conversas femininas: tempo, cuidado pessoal e imagem.

 

Para começarmos essa reflexão gostaria de trazer um questionamento para o nosso bate-papo. Responda com sinceridade:

 

Quando olha no espelho você gosta da imagem que vê?

 

Se a sua resposta foi sim, que ótimo! Agora, se ela foi negativa, preciso lhe fazer mais algumas perguntas para te ajudar a entender o porquê:

 

  • Você dedica algum tempo para cuidar de si mesma diariamente?
  • Quanto tempo por dia investe em seu cuidado pessoal: exercício físico, meditação, espiritualidade, se vestir do jeito que gosta, cuidar do cabelo, se sentir bonita etc.?
  • Você se acostumou com a imagem que vê?

 

Essas reflexões podem nos ajudar a perceber que o cuidado pessoal pode ser algo simples e sem muito mistério. É como eu costumo dizer: “é melhor 20 minutos por dia do que só o final de semana”.

 

E essa pequenas atitudes diárias podem trazer ou resgatar o empoderamento que você precisa para voltar a se sentir satisfeita com a imagem que vê no espelho.

 

O espelho que povoa o imaginário da mulher desde a infância com os contos de fada como: “Espelho, espelho meu…” até à fase adulta em que, ou ela gosta da imagem que vê, ou evita o espelho quando o que ele reflete não é satisfatório.

 

Quantas pessoas se olham e não gostam do que veem? Muitos se depreciam diante do espelho e, não precisamos usá-lo como algo opressor.

 

O que quero trazer hoje, a você leitor (a), é que a imagem que vemos no espelho determina, muitas vezes, nossa felicidade.

 

Então, por que não dedicamos tempo ao nosso cuidado pessoal?

 

Muitas clientes me dizem que não têm tempo.

 

Algumas dizem que depois da maternidade o tempo ficou mais curto e que cuidar de si mesmas virou algo praticamente impossível, principalmente, associado a outros papéis que elas desempenham, como profissionais com carreiras, esposas, filhas, irmãs…

 

Outras me confessam que nem percebem como o tempo passa e a maturidade chega. Dia desses uma delas me disse que usava camisetas com motivos infantis, mas que não gostava que os outros a vissem como uma “menininha”.

 

Foi somente ao me falar disso que ela se deu conta da imagem que estava transmitindo. Do quanto ela se vestia de maneira infantil sendo uma mulher executiva, empresária e que aquela imagem não era coerente a ela.

 

Mas, você há de concordar comigo que entender quem somos e quem é a pessoa por detrás desses papéis, de mãe, esposa e profissional, é fundamental para nos sentirmos mulheres e felizes com a imagem que vemos.

 

Todas as minhas lembranças de adolescência e juventude, são de uma menina e mulher que sempre se preocuparam com o cuidado pessoal, que gostava de se sentir bonita e de ter bem-estar.

 

Sempre ouvi da minha família, frases como: “Érica está sempre bem vestida dentro de casa, sempre bonita”. E, até hoje é assim.

 

Gosto de me cuidar, de fazer uma make, de estar com uma roupa adequada, cabelos bonitos e bem tratados, de me sentir bonita.

 

E é isso que quero resgatar em você que me acompanha aqui. O cuidado pessoal é importante para nós mesmos, não para os outros.

 

A imagem que você vê no espelho reflete exatamente o tempo que você está investindo em si mesmo.

 

E a importância do cuidado pessoal vai além da imagem pela imagem, mas o quanto se sentir bem com o que se vê pode:

 

  • Melhorar a autoestima
  • Proporcionar autoconhecimento
  • Resgatar a feminilidade, alegria e felicidade 
  • Trazer autoconfiança e segurança
  • E ter uma imagem coerente àquilo que quer transmitir

 

Deixo aqui uma dica para você que acompanha semanalmente na F!ALERT:

 

Preste atenção se nesse tempo de crise e home office, em que a maior parte de nós estamos dentro de casa, se você não se descuidou da sua imagem, trabalhando de pijama, ou 24 horas por dia com aquele camisetão do marido, cabelo desarrumado.., isso só reforça a imagem que você não quer ver.

 

Reserve poucos minutos por dia ao seu cuidado pessoal e tenha uma imagem coerente ao que você quer transmitir.

 

Se você quiser saber mais sobre Imagem e Estilo, seu Tipo Físico e Coloração Pessoal é só  clicar aqui

 

Beijo,

 

Érica Cunha Alvarenga

Stylist and Image Consultant